Fala-se muito em Força de Pensamento, mas como exercitá-la? Para o filósofo René Descartes que viveu na Idade Média, num dos períodos mais deprimentes que a humanidade enfrentou, seu princípio do conhecimento era pôr em dúvida tudo.
Assim, numa época de puro obscurantismo, para ele, a única coisa certa era a nossa existência. Tinha como regra básica; nunca aceitar como verdadeira coisa alguma que não podemos evidenciar, decompor por completo até chegar a todos os elementos que a constituem, e recompor separadamente cada elemento até tê-los todos juntos em um só olhar e descobrir como os fatos relacionam-se entre si.
.
Quando bem exercitado o pensamento, o espírito enfrenta a vida com coragem na busca de novos patamares de evolução. Evolução que significa poder criador, e quanto mais evoluído seu espírito, mais poderoso se torna o seu pensamento e, conseqüentemente, a sua capacidade de criar.
Quando nossas idéias são associadas com as de outras pessoas de pensamentos altivos, como elos de ligação de uma mesma corrente, a concepção atinge novos patamares elucidativos, ficando a idéia mais próxima à realidade coletiva.
Fazemos parte da Força Criadora, assim é todo universo se confraternizando como Inteligência Universal, cada um em seu nível de evolução, que diante da grandiosidade do Universo, somos pequenas partículas com uma interminável jornada da evolução.
1 – A Força do Pensamento
A Força é a Inteligência Universal, transformadora, é o princípio animador da matéria. É ela que mantém o universo regido por leis comuns, naturais e imutáveis. Comuns porque são inerentes a todos, naturais porque decorrem duma seqüência lógica no processo da evolução e imutáveis por serem exatas e absolutas.
A matéria é o elemento passivo e plasmável. Assim se manifesta a partícula de força em constante mudança, desde a partícula mais ínfima até atingir condição de espírito e poder encarnar em corpo humano, adquirindo atributos inerentes ao espírito. O espírito faz assim a sua trajetória evolutiva, encarnando inumeráveis vezes, adquirindo maior evolução e aprimorando cada vez mais os seus atributos. Assim, quando uma criança nasce encontra-se constituída por três corpos: Corpo mental ou espírito (Força); Corpo astral ou perispírito (Matéria fluídica); Corpo físico (Matéria Organizada Composta).
Estes três corpos são como elos de ligação. Assim, a matéria fluídica representa o molde que o corpo mental produz no corpo físico. É através da matéria fluídica que são captadas ou transmitidas as vibrações do espírito.
Ao encarnar o espírito traz consigo o seu corpo astral e os fluidos do seu mundo próprio e os que vai absorver da atmosfera terrena.O corpo astral liga-se ao corpo físico partícula por partícula, por intermédio da vibração inteligente, que é contínua e ininterrupta. Portanto a criatura possui em si estes dois princípios básicos componentes do universo: Força e Matéria.
Com eles terá condições para viver neste mundo terreno e terá como objetivo, evolução espiritual e material. Um exemplo vivo e representativo da vida no universo é a combinação do hidrogênio e do oxigênio, em água. São gases leves e invisíveis, que resultam pela sua combinação, na transformação em água, visível, húmida e pesada. É um exemplo perfeito de transformação da matéria pela ação da Força.
A Força serve-se da matéria para sua evolução, em obediência às leis naturais e imutáveis segue passo a passo. Facilmente nos apercebemos da ação vibratória dessa Força sobre a matéria em fenômenos físicos e químicos. Mas ela também se manifesta de maneira semelhante nos fenômenos psíquicos. Aqui, percebemos o salto quantitativo na transformação da força, que é a nossa consciência.
Podemos considerar duas etapas de consciência, que dependem uma da outra, na sua evolução: consciência nuclear e a consciência alargada. A consciência nuclear é um fenômeno biológico simples, possui um único nível de organização, é congênita, é o ponto de partida de uma célula e é o primeiro passo para a luz do conhecimento.
.
.
Em relação ao pensamento, como ele é vibração do espírito, o processo é idêntico e admite-se que o meio de propagação seja o éter, uma espécie de rede fluídica. Quando a criatura pensa, emite vibrações, lançadas para o espaço em todas as direções, emitem e captam pensamentos com a mesma intensidade e sintonia.
.
No homem, a aura parece única, mas na realidade corresponde aos três corpos (Corpo físico, Corpo fluídico e Corpo mental). A aura do corpo mental é a mais difícil de identificar, pois representa a presença de determinado sentimento, emoção ou paixão, identifica assim a personalidade e o grau de evolução de cada pessoa.
Não é constante, está sujeita às mutações repentinas, e, passageiras mudanças de humor. O pensamento antecede a ação, que poderá refletir atos dignos ou indignos, consoante o pensar. Pensar é atrair e “conforme pensares assim serás” ou “quem mal faz, para si o faz” corresponde ao adágio popular e ao quanto se confirma esta verdade:
"O Homem é do tamanho do seu sonho"— Fernando Pessoa
Pensando mal, dando acolhimento às vibrações de sentimentos inferiores, a criatura apenas entorpece a sua mente, enfraquece o seu espírito e não resolve os seus problemas. Provoca o aparecimento de correntes deletérias, pesadas, avassaladoras que apenas a prejudicam, não só psíquica como fisicamente. Assim, é por meio do pensamento que se estabelece ligação, formando correntes que se cruzam em todas as direções e têm como origem os seres encarnados e desencarnados que os emitem.
A mediunidade é uma das faculdades inatas do espírito de todas as criaturas, pelo menos a intuitiva e está intimamente ligada à estrutura do embrionário órgão telepático - glândula pineal. A telepatia pode manifestar-se tanto com seres encarnados como com seres desencarnados e é através do pensamento que se faz essa comunicação.
O pensamento é, pois, a única linguagem dos desencarnados, que identificam seus sentimentos, intenções e tendências, estimulando pela intuição os vícios e fraquezas humanas.
Quanto maior a sensibilidade da criatura, maior será o desenvolvimento da mediunidade, maior cuidado deverá ter com seus pensamentos. Aliados aos pensamentos têm os sentimentos que se fundem numa tão completa, inflexível e impregnável mistura, que, nenhum outro acontecimento os pode abalar. O ser deve, pois, controlar e dirigir bem seus pensamentos!
.
Não devemos esquecer que Inteligência Universal é omnipotente, omnisciente e omnipresente, transcende o tempo, o espaço, a matéria ou os caprichos da humanidade.
É através de pensamentos elevados e do conhecimento de si próprio, como força e matéria, que o ser estabelece com a Força Criadora, que é luz e Inteligência Universal, composta por espíritos superiores, espíritos que partiram para o seu mundo de luz, um cordão de luz e de amor recebendo influências benéficas para as dificuldades e lutas terrenas e também recebe a inspiração e intuição de idéias grandiosas, tendo como exemplo as intuições revolucionárias para descobertas e invenções.
Tendo a noção segura da existência da Inteligência Universal e sabendo elevar o seu pensamento, a criatura atrairá para si os fluídos leves e diáfanos de mundos superiores, purificando-se, tornando-se mais apta a enfrentar as lutas.
.
Grande Foco! Força Criadora!
O pensamento e a palavra têm poder curador. O corpo é o veículo através do qual se manifesta, no plano terrestre, o espírito do qual o corpo é apenas o reflexo materializado. É importante emitir bons pensamentos, de valor, de coragem e de confiança, porque estes são transmitidos e captados com a mesma intensidade, atraindo assim as vibrações em sintonia com o seu pensar. Sendo positivo atrairá situações positivas e o contrário também se verificará.
Cultivar o pensamento, fortalecê-lo, aperfeiçoá-lo e aprimorá-lo é poder consciente da vontade e atributo fundamental do espírito. É através do pensamento que a criatura põe em ação o raciocínio, resolve, soluciona, descobre e esclarece situações e problemas da vida.
A força do pensamento varia, portanto, com a educação da vontade, e, sendo forte, o pensamento é vigoroso, consciente, desprendido, claro e iluminado. Sendo fraca, a força de vontade produz pensamentos débeis e pouco claros. É nos momentos mais difíceis que esta força de vontade deve emergir para assim poder vencer com êxito, superando as dificuldades impostas pela vida. É através destes reveses que maiores lições se aprendem, pois na vida nada é por acaso! O insucesso pode ser a alavanca para o êxito, pois permite-nos procurar a resposta nos recônditos mais íntimos de nós mesmos.
2 – Mente Sã,Corpo São
“Elevem os pensamentos às Forças Superiores quando se sentirem fraquejar, na certeza de que elas não lhes faltarão com seus eflúvios. O pensamento é tudo; a força do pensamento tem um poder imenso e por isso se diz, na Terra, que ela é capaz de remover montanhas”
O espírito encarna para reparar suas falhas e débitos, em luta constante com a adversidade, até atingir conhecimentos sobre a espiritualidade, onde passará a mundos mais adiantados para chegar à perfeição, ou seja, ser luz puríssima.
Força na "mente" ou Mental, incita, anima e controla os pensamentos e as atitudes. Nessas "ações" para o bem, está a "causa" que promove a evolução e o progresso, onde residem a paz e o saber. Enfim, é o espírito que sente a vida na sua plenitude, através da faculdade da mediunidade e suas diversas modalidades, intuitiva, auditiva, olfativa, clarividência, incorporação, telepatia, transporte, psicografia e vidência.
De sublinhar que o espírito, como força que é, tem a percepção exata dos sentidos, tais como: a audição, o paladar, o tato, a visão e o olfato, gerando ritmo e perfeição nas atitudes e nos movimentos do corpo.
.
A Matéria é o corpo composto por minerais, que estão presentes em todo o universo. O corpo recebe a “reação”, o “efeito” de nossos pensamentos e atitudes, precisa estar de saúde produzindo longevidade, portanto, deve ser tratado com cuidado e muita atenção, para carregar o espírito ao longo de sua existência física.
Portanto sentimentos saudáveis de alegria, tranquilidade e serenidade produzem em nós vibrações benéficas e de saúde.
2.1 - Pensamentos e Atitudes,Nossa Oficina de Energia
“Para que a Luz se faça no espírito encarnado, para que ela irradie, para que ela dê coragem, lucidez e valor, é preciso ter convicção para saber fazer essa Luz. Não basta desejar, é preciso saber querer. Os espíritos não protegem. Eles irradiam valor. É preciso saber viver com desprendimento e caminhar com segurança. Se há coisas parecendo impossíveis de serem vencidas, é porque o raciocínio ainda não despertou.
.
Os que vivem uma vida sã dentro dos ensinamentos do Racionalismo Cristão, fazem as irradiações diariamente, colhem via “intuição” as informações que necessitam, colocam em prontidão a vida diária, é um vai e vem de informações de nossa memória e a interação com a sabedoria universal.
.
.
Se a mente emite pensamentos sadios de bem-querer, como FORÇA que é, terá total domínio sobre o CORPO que é MATÉRIA, assim o processo da EVOLUÇÃO e LONGEVIDADE está garantido, é automático, sem dependências e desperdícios pessoais.
2.2 - Arquivo da Sabedoria Universal
“Só pode, pois, estar com a força criadora, que é luz, e dela receber a precisa e fortificante irradiação para a tremenda luta pela vida, o ser que se conhecer a si próprio como força e matéria, e depois desse real conhecimento, tiver a vontade fortemente educada para o bem e apto a estabelecer, pelos seus pensamentos, um cordão de luz e de amor entre a sua pessoa e as forças superiores” — Luiz de Mattos
Não deixemos nossos pensamentos vagarem soltos. Procuremos uni-los e direcioná-los, tal qual um ponteiro de relógio, ao espaço "SUPERIOR", numa sintonização perfeita, mantendo sempre firmes os pés no chão, "terra a terra".
.
.
Pensar é atrair ou repelir. O pensamento vibra em todas as direções, constituindo pólos de afinidades se atraem, enquanto os contrários se repelem, não há segredo nenhum, a resposta é muito simples e sempre presente em nossas vidas. O pensamento é uma força poderosa, deve ser mantido anexado ao NORTE, como um gancho na Força Criadora, ao seu mundo de Luz, e viver com sabedoria não é tão difícil assim!
“Estudem as obras racionalistas cristãs e aproveitem bem o tempo que estão passando na Terra, não temendo o sofrimento que é útil à evolução do espírito, desde que não resulte do mau uso do livre-arbítrio” — Felino Alves de Jesus
Quantas vezes estamos lendo um assunto qualquer, e após nossos olhos terem percorrido determinado número de linhas, descobrimos que não recordamos do que lemos, retornamos ao ponto inicial da leitura, e percebemos que realmente não lemos, o que aconteceu? O assunto deixou de ser interessante ou nos perdemos na sua compreensão?
Para fazermos uma viagem em uma leitura, seria importante refletirmos sobre o que estamos ou vamos ler.
→Registramos as palavras mais importantes?
A leitura é a amiga de todas as horas, companheira de jornada, que sabe fazer uma crítica saudável, sem complexos, realista, que pondera e no coloca a raciocinar. A leitura está sempre pronta, muda, atenta, paciente, esclarecedora uma vez ao nosso lado, não cobra mais nada. "ELA" apresenta-se em várias formas, e a sua forma mais popular chama-se "LIVRO".
Um livro aberto é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa;Destruído, um coração que chora” — Voltaire
Uma boa leitura também pode ser uma viagem através do tempo, ao passado ou ao futuro, só depende de nós a escolhermos, e, qual o caminho a seguir. As bibliotecas públicas, nos oferecem livros com autores para todos os momentos e situações.
Podemos considerar o momento da escrita impressa e a sua leitura como um momento de transição às novas tecnologias, atualmente existe o fenômeno da migração de leitores do meio impresso para o eletrônico, onde companhias especializadas já estão digitalizando livros, apostando no leitor portátil, coincidindo com a chegada de uma nova e elegante tecnologia de telas de exibição.
“As palavras que Ihes dirijo são de incitamento a este sentimento superior que é a amizade, que deve envolver a todos, que deve ser cultivado por todos, porque ele ameniza a vida e conforta o espírito. E quando precisar de um pensamento irradiativo superior, aquele que souber fazer bons amigos o terá, assim como também usufruirá da irradiação superior se souber alçar o seu pensamento às esferas superiores, porque tudo fazemos pela humanidade sofredora e muito mais faremos por aqueles que nos ajudam nesta faina espiritualizadora” — Joaquim Pereira da Costa
.
animal homem comedor de raízes, folhagens e pequenas presas, ao fugir para não ser caçado, descobriu que era necessário lutar pela própria sobrevivência. Ao sentir dor, “gemeu”, mas ao mostrar seus dentes, aprendeu a “rosnar” e a “grunhir”. Percebeu que, ao rosnar mais alto, intimidava seu predador e seu rival, conquistou assim; seu território, seu alimento, o respeito do bando, e, dominou sua fêmea.
.
dom da palavra surgiu dessa repetição de formas de gestos, crescendo no decorrer de milênios, passo a passo, numa seqüência de novos gestos, símbolos de bando para bando, que repassaram-se de grupo para grupo. Hoje a palavra é uma grande conquista, que traduz a expressão de uma civilização.
A palavra progrediu, expandiu-se entre as tribos e os povos, ganhou características próprias, transformando-se em frases e idiomas, que revolucionaram os costumes, em estilos diferentes de vida, pode ser de tristeza, sofrimento ou até mesmo de alegria por uma batalha pessoal vencida.
as o homem ainda mantém seus valores atávicos intrínsecos dos instintos. A palavra tem sua força, e aos poucos vamos aprendendo como utilizá-la para o bem, de uma forma correta e reconhecendo o poder que a envolve. Hoje, a palavra é o reflexo de atos pensados dos cautos e/ou impensados pelos incautos. Com a palavra podemos amargurar, magoar, ou alegrar e entusiasmar pessoas, só depende de nós.
Da mesma forma que nossos ancestrais com seus primitivos instintos, “ao rosnar alto” o som ganhou força, a palavra transmite energia positiva ou negativa, aprova ou desaprova uma atitude, portanto, é o reflexo de um pensamento receptor ou emissor de energia. Assim, a palavra é a sonorização de uma idéia, na sua mais profunda expressão de um pensamento, por nós emitido ou recebido de outro pólo emissor.
As palavras provenientes dos pensamentos alteados atingem camadas vibratórias superiores, e, através de intuições, recebem de volta essas vibrações como esclarecimentos às nossas dúvidas. Assim, teremos condições de observar, com antecedência, possíveis erros, direcionando nosso livre arbítrio para atitudes de valor, que contemplem a evolução individual e coletiva.
.
A palavra sempre reflete, exatamente, o pensamento do emissor, em diferentes vibratilidades de sons, que podem demonstrar paz, alegria, generosidade, ordem, respeito ou entusiasmo. Para garantir essa energia, o emissor da palavra deve sentir os pés no chão, e o seu mental estar ligado por “cordões fluídicos”, como raios de luz, ao universo, numa “vibração de elementos fluídicos” direcionados ao seu mundo de luz. Dentro das leis de “causa e efeito”, retornará, como “intuições”, na mesma intensidade da energia emitida pela fonte de origem através da Inteligência Universal.
"Reeduquem a vontade, esclareçam-se psiquicamente, caminhem com segurança, renunciando a tudo aquilo que os possa prejudicar” — Maria Cottas
Vontade "versus" Desejos sao palavras aparentemente com o mesmo sentido, confundem-nos, porém completamente diferentes, oponentes e que competem entre si.
“Desejos”: Atendem aos instintos, prazeres da matéria, apetites e desregramentos do corpo, gerando um falso modo de pensar e agir, trazendo enfermidades físicas e mentais, em prejuízo de si próprio e do semelhante.
.
.
Educar a vontade não é recalcar desejos, mas entender e disciplinar os instintos do corpo e assim, então, encontrarão a felicidade, porque ela estará em terem a consciência tranqüila, pela certeza de estarem cumprindo com seus deveres. Educar a vontade é fortalecer-se com pensamentos repletos de valor, coragem, firmeza e decididos; pois, desta forma atrairão as vibrações de outros pensamentos de formação idêntica, criarão um ambiente de saúde, bem-estar e felicidade.Educar a vontade é disciplinar os pensamentos contra a preguiça mental a favor de uma boa leitura e do trabalho honrado.
A vontade é uma “alavanca” propulsora de movimentos, que modifica o panorama de nossas vidas, tanto para o bem quanto para o mal, só depende de nós.
Quando elevamos o pensamento a serviço do bem, o caminho a ser percorrido fica menos árduo. O estudo da espiritualidade esclarece os mais simples movimentos da vida, fortalece e enobrece seus atributos, nos leva a empreendimentos meritórios, principal arma que nos qualifica para novos desafios, embates diários contra os sofrimentos e como, via de regra, permite o espírito processar naturalmente a evolução espiritual.
Educar a vontade é entender que dentro das leis de causa e efeito, as desgraças, infortúnios, e dissabores na vida dos seres humanos, são provenientes dos pensamentos e sentimentos inferiores e atávicos aos instintos que os gerou.
O ser esclarecido que diferencia a Vontade como um atributo do espírito, possui o entusiasmo para vencer os percalços próprios do mundo físico.
Educar a vontade é acertar contas consigo mesmo, diariamente, pensando em novas atitudes, imprimindo um novo plano de trabalho, um novo estilo de pensar com entusiasmo contra os maus hábitos. Educar a vontade é pensar antes de emitir qualquer palavra e costumes depreciativos. Educar a vontade é estudar e conhecer-se como Força e Matéria.
Educar a vontade é estar a favor e entender o processo da evolução, utilizando-se do raciocínio contra o comodismo. Educar a vontade é estar a favor do progresso material sem tirar vantagens pessoais. Educar a vontade é utilizar-se do livre arbítrio para o bem.
Educar a Vontade é entender que não se pode mudar o passado, mas pelo pensamento poderá mudar-se o futuro, pensando bem e projetando o bem da humanidade com a simples mudança dos maus hábitos e atitudes dos desejos mesquinhos e perversos, contra a incoerência, irresponsabilidade perante os nossos iguais, inobservância de regras, lutar contra os lucros escusos e impropriedade dos valores públicos.
Educar a vontade é estudar o fenômeno mediúnico, suas causas e conseqüências. Educar a vontade para caminhar na vereda da evolução, buscar a lógica, os porquês da vida contra as enganosas e falsas idéias sustentadas pelo fanatismo e o misticismo religioso.
Confiar em si mesmo, consciente dos imensos recursos que possui, intrínsecos, de cada existência física, com pensamentos elevados às Forças Superiores: Corrente da evolução, que nos ampara, nos entusiasma, nos transporta, nos transpõe acima da barreira das misérias terrenas, levando-nos à ascensão espiritual para um mundo mais evoluído.
6 –A Coragem para Promover o Bem
"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”
Não existe meio medo ou meia coragem, era viver ou morrer na luta física, embate corpo a corpo. O instinto da sobrevivência o fez lutar pela vida, do medo total ao outro lado, a completa coragem. A própria etimologia da palavra coragem já diz, vem da alteração da nossa cor portanto, através de nossos medos, ficamos corados, desistimos e nos tornamos reféns de nossos medos ou partimos para a luta.
Hoje a coragem, deve demonstrar o quanto a criatura está focalizada na busca de sua evolução do conhecimento, estudo e pesquisa, assim como deverá ter coragem de ser livre-pensador, de educar sua vontade, de enfrentar dogmas que tanto obscureceram a mente humana.
.
.
.
Coragem de não gastar acima do que pode, de não abandonar as responsabilidades e os deveres caseiros, não se ausentar da família, entregar-se à labuta diária com galhardia, buscar a satisfação do dever cumprido, abraçar sacrifícios pessoais em prol da família.
.
.
Coragem de ouvir a todos. De proteger os mais fracos, as crianças e os idosos.
.
Coragem delutar contra as nossas próprias pequenas violências, não tirar vantagens de ninguém, não julgar ninguém, não angustiar ou amofinar os outros, praticar a cortesia, não encontrar defeitos e sim valores intrínsecos nas pessoas.
.
.
Conclusão
“Viver não é apenas a luta pelo pão de cada dia. O espírito é um diamante que precisa ser lapidado. Felizes são aqueles que conseguem, numa encarnação, fazê-lo brilhar em cintilações de inteligência que se concretizam em obras e feitos imorredouros”
By: Adriano Melo, Aida Almeida Lopes, Ana Paula Oliveira, Diego Garcia Leite, Regina Lúcia da Cruz e Wilson C Moita