O Caminho da Eterna Felicidade tem como fundamento registar e transmitir, através de reflexões e de estudo os valores essenciais da vida. Abrir as janelas da consciência e verificar que só a verdade e a simplicidade tornam o homem livre e digno de SER humano. Mas só despertando encontrará as respostas que o poderão conduzir ao seu próprio encontro, sintonizando a sua própria alma...


A Consciência

A consciência inicia-se através do fenômeno biológico sensorial. Assim provém da sensibilidade e a um nível de organização mais simples existe nas plantas e animais.
.
Todo o organismo vivo, através do seu comportamento adaptativo ao mundo terreno tem em si esta sensibilidade, podemos designá-la como uma consciência primitiva que corresponde aos fenômenos biológicos mais simples, não está dependente da memória, do raciocínio ou da linguagem,...
.
Este tipo de consciência também está contida no homem, é a sua consciência nuclear e corresponde a todo o seu pulsar interno, desde o fluxo sanguíneo, batimento cardíaco, funcionamento hormonal,... a tudo que o organismo necessita para equilibrar o seu sistema e que através dessa sensibilidade interna o permite entender e actuar eficazmente, e satisfazer as suas necessidades homeostaticas.
.
O ser humano, distingue-se dos outros animais, porque através da evolução das espécies se permitiu que seu desenvolvimento cerebral se processasse e assim a sua consciência se alargasse atingindo o seu apogeu no homem.
.
Nesta etapa de desenvolvimento a consciência está intimamente ligada com a Inteligência, raciocínio, memória,... e é através dela que é possível atingir a verdade e constitui o passo para a iluminação do ser na sua totalidade.
E embora possa reflectir a totalidade do ser, centraliza-se na sua mente.
.
A consciência é alargada ou expandida pelo conhecimento e sabedoria, e duma forma evolutiva é despertada lentamente, consoante é permitido a cada ser conseguir penetrar nela. Portanto existem patamares de consciência a alcançar.
.
Ela compara-se a uma série de camadas, que com o tempo se vão adelgaçando, possibilitando ao ser humano tomar parte dessa lucidez, dessa luz e inteligência e assim penetrar ou acessar ao mais profundo de si. Por isso encontra a verdade, a essência,... o espírito.
É através deste desenvolvimento da consciência que o Espírito evolui.
.
A consciência alargada é luz e verdade e para o Espírito é o acervo espiritual definido no esplendor da vida. Corresponde ao patrimônio de cada ser, à conquista alcançada pelo esforço e luta para vencer as etapas da eterna evolução.
.
E no seu lumiar é a luz puríssima. E como o espírito é luz, a consciência iluminada dissolve-se no espírito, conferindo-lhe maior luz e brilho consoante a sua evolução.
.
A Consciência é o próprio Espírito, e este só evolui através da consciência iluminada pela verdade.
.
By Ana Paula Oliveira