O Caminho da Eterna Felicidade tem como fundamento registar e transmitir, através de reflexões e de estudo os valores essenciais da vida. Abrir as janelas da consciência e verificar que só a verdade e a simplicidade tornam o homem livre e digno de SER humano. Mas só despertando encontrará as respostas que o poderão conduzir ao seu próprio encontro, sintonizando a sua própria alma...


Quando é restringido ao espírito o uso do seu livre arbítrio?

A liberdade reside no âmago das aspirações humanas, o homem desde sempre procurou a liberdade. Fugindo das intempéries encontrou soluções adequando-se a novas situações e a novos lugares. Mas é sem dúvida com liberdade que o ser encontra prazer em viver e constrói uma personalidade saudável.

A liberdade é um componente vital ao homem, faculdade de agir de um ou outro modo, ou de não agir, por seu livre arbítrio.

O livre arbítrio, é uma faculdade espiritual que significa liberdade plena de ação, tanto para o bem como para o mal, dirigida pela vontade e orientada pelo raciocínio.

Quanto maior o poder de raciocinar, maior a evolução espiritual do ser, maior possibilidade tem de aperfeiçoamento em usar o seu livre arbítrio sempre na prática do bem e na promoção gradativa da sua evolução espiritual.

Pois à medida que aumenta este acervo, mais acentuado e apurado será o seu viver, mais seguro o comedimento no uso do livre arbítrio, pois através das escolhas que faz na vida vai desenvolvendo cada vez mais as suas faculdades espirituais inerentes ao seu progresso na escala evolutiva, e as suas necessidades são projetadas para produzir o bem, orientadas pela sua vontade inquebrantável de cultivar meios saudáveis e de plena harmonia.

O mau uso do livre arbítrio revela a falta de capacidade em raciocinar, e a aplicação e cultivo de sentimentos inferiores, vícios e maus costumes, atingindo o patamar do instinto animal.

Jamais o ser humano poderá usar o seu livre arbítrio como uma arma contra o semelhante, pois essa prática constitui um crime da mais alta condenação, e principalmente a nível espiritual.

Usar o livre arbítrio para injuriar, intrigar, escarnecer, caluniar e desmoralizar o próximo é crime, não visível muitas vezes pelas leis humanas, mas profundamente analisado no cerne das leis espirituais, e estas são infalíveis e plenamente justas quando aplicadas ao próprio espírito que as cometeu, pois será ele o juiz perfeito dos seus atos indignos, e é ele que se submete ao próprio julgamento, aquando livre das influências terrenas em seu próprio mundo espiritual.

"Entendo que em um só momento seja restringido o uso do livre-arbítrio, que é quando o astral superior iça o espírito que estava perdido na atmosfera da terra." Carlos Alberto Aires Yates

Assim, o espírito desencarnado perde parcialmente o uso de seu livre arbítrio, em sessões de desdobramento ou públicas quando este se manifesta sob o estado perturbativo por estarem quedados na atmosfera da terra, ficando assim sob orientação de espíritos esclarecidos de sua composição astral e física, então, daí partindo para o seu mundo de luz para analisar o seu quadro fluídico.

Contudo o livre arbítrio também é restringido ao Espírito quando sobre ele incidem fatores externos e/ou internos a si próprio.

Os fatores externos estão ligados ao seu mundo físico e social.

Recuando na história humana, podemos recordar a escravatura, a exploração a todos os níveis, a restrição aos direitos humanos ou a prisão, são pois exemplos impeditivos de desenvolver a liberdade no ser.

Quanto aos fatores internos a si próprio, podemos salientar aqueles que comandam o mundo psíquico do ser humano, e entre eles destaco o medo, a ansiedade, a angústia, os transtornos emocionais ou quando perdem seus valores deixando-se dominar pelos vícios obsedantes. São exemplos que restringem o espírito de usar o seu livre arbítrio bem direcionado.

Mas a maior restrição a livre escolha é aquela que algema a alma, que controla a sua inteligência limitando a sua capacidade de raciocinar. Esta é a maior prisão humana, a prisão das emoções e estas são comandadas pelos pensamentos negativos, ansiosos e estressantes.

Contudo, a este nível, pode-se concluir que nenhum ser humano é completamente isento ou alheio a estes fatores que o condicionam, sim, nenhum ser humano é completamente saudável nesta área, em cada um, existe algum tipo ou grau de dificuldade em gerir completamente todos os pensamentos ou emoções.

Contudo, ressalvo um exemplo maior de superação do cárcere do medo, da ansiedade e dos momentos de maior tensão, da capacidade de conseguir ultrapassar situações de extrema tensão e brindar à vida respostas de grandeza espiritual e intelectual. E esse exemplo foi Jesus, o Cristo, de quem podemos retirar o maior exemplo da vida e superação!

Assim ultrapassar estas prisões psíquicas que ao longo da vida construímos, muitas das vezes na infância, ou ainda encontradas no mais profundo arquivo espiritual é a grande meta para a inteligência e para o espírito, aprender a usar estas dificuldades como um alicerce para atingir a sabedoria e o equilíbrio, sublimando cada barreira encontrada no caminho.
.
By Ana Paula Oliveira, Wilson Candeias Moita e Adelina Gonzalez